sábado, 7 de agosto de 2010

HISTÓRICO


A Sociedade Musical Santaritense foi fundada em 08 de dezembro de 1952, pelo Senhor José Leandro de Paula Rodrigues e pelo Maestro José Brasilino de Matos que chega no mesmo ano, de Catas Altas da Noruega, para dar aulas de música em Santa Rita de Ouro Preto.
Não se tem hoje, nenhum registro ou documentos que comprovem a fundação da sociedade em 1952, apenas relatos de músicos da antiga banda residentes em Santa Rita de Ouro Preto. Funcionou durantes muitos anos sem qualquer tipo de registro mas no ano de 1985 foi registrada.
Durante os primeiros anos a banda foi sendo composta por músicos formados aqui e atuava em todas as festividades da cidade, principalmente religiosas. Como é tradição em Minas Gerais, a banda tocava durante as procissões composições chamadas de “Marchas Festivas”, faziam as alvoradas desfilando pelas ruas chamando a comunidade para os festejos. Faziam também as tradicionais “Retretas” em frente à Igreja Matriz após as celebrações.
Por algumas vezes fazia também apresentações em outras cidades, quando era convida.
Lamentavelmente depois de alguns anos a banda foi perdendo alguns músicos e se tornou necessário buscar músicos de outra cidade para compor a banda. Assim foi até que tendo em vista as dificuldades, a sociedade foi desativada.
Somente em 2006 a banda foi finalmente reativada e através de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Ouro Preto que disponibilizou um professor de música para a Sociedade, foi possível iniciar uma nova banda com novos aprendizes.
A banda é composta hoje por 35 músicos, dentre eles crianças, jovens e adultos. Alguns dos músicos da antiga banda ainda fazem parte desta, mas em sua maioria os músicos dessa geração são crianças e jovens, que aprenderam música e ainda vêm aprendendo desde a reativação. Tem como atual presidente o senhor Arlindo Félix de Matos e como maestro e professor Rafael Gomes Guimarães.
A banda possui sede própria, onde são realizados os ensaios e as reuniões da sociedade. É uma instituição sem fins lucrativos, sempre podendo contar com a grande colaboração da comunidade santaritense.
A banda participa ativamente das festividades e eventos da região sejam eles religiosos, cívicos ou populares. Já esteve presente em diversos movimentos e encontros de bandas de música em cidades como Manhumirim – MG, Guaçui – ES, Carangola – MG, Lamim – MG, Piranga – MG, Catas Altas da Noruega – MG, dentre diversas outras, bem como os festivais de Bandas em Ouro Preto nos anos de 2007, 2008 e 2009. Destaca-se também na realização dos 1º, 2º e 3º Encontros de Bandas de Santa Rita de Ouro Preto nos anos de 2007, 2008 e 2009. Encontrando-se hoje em preparação para seu 4º Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário